Odebrecht Informa


Gente que acredita

texto Júlio César Soares foto Beg Figueiredo

Denivaldo Antonio de Brito, que ganhou em Formoso o apelido de Lucas, é um dos filhos da terra que plantam e colhem no projeto
3 de março de 2011

Bom Jesus da Lapa, na Bahia, é lugar de gente que acredita. Da igreja, construída dentro da Gruta do Bom Jesus, saem histórias de pessoas que deixaram muletas e cadeiras de rodas de lado e voltaram a andar. E, graças às águas do Rio São Francisco, hectares do Projeto Formoso são irrigados e plantações são administradas por pessoas que creem e que são apaixonadas pela agricultura.

Pessoas como Antonio Marcio Rodrigues. Presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação Formoso (DIF) – entidade que reúne os produtores da região -, ele saiu de Minas Gerais para trabalhar em Bom Jesus. “Sou apaixonado pelo Projeto Formoso. Vim para cá com a ideia de ficar pouco tempo, mas os anos foram passando e vi que aqui temos todas as condições de plantar”.

Cassia Jeane Barbosa, Gerente Executiva do DIF, também veio de Minas para trabalhar em Formoso. Muitos consideraram loucura ela largar o bom emprego que tinha para se unir a produtores rurais em uma associação. Mas na companhia de Antonio Marcio, conseguiu colocar as contas do DIF em ordem e acompanhar o crescimento da cidade desde que lá chegou, há 10 anos. Antonio e Cássia se emocionam ao lembrar das dificuldades pelas quais passaram nos oito anos à frente da associação.

Ao contrário do principal ponto turístico da cidade, Formoso não vive da visita de moradores de outros estados. Denivaldo Antonio de Brito, que ganhou em Formoso o apelido de Lucas, é um dos filhos da terra que plantam e colhem no projeto. Foi operador de trator pelo Odebrecht e ajudou a executar a obra. Hoje, 15 anos depois, tem seu lote e auxilia o DIF.

São pessoas que acreditaram no Projeto Formoso, desde o início ou anos depois de terminado. Pessoas que, assim como os peregrinos que anualmente enchem a impressionante Igreja de Bom Jesus, têm fé de que podem mudar suas vidas para melhor.

Vídeos


emirados

Muitas culturas, uma família

Integrantes da Odebrecht nos Emirados Árabes contam como é compartilhar conhecimentos e respeitar as diferenças em um ambiente de diversidade

drehmer

Um caminho construído

Entrevistada do Projeto Saberes, Marcela Drehmer conta como traçou planos de longo prazo e buscou novos desafios desde o seu início na Organização

parque

More, visite, trabalhe

Parque da Cidade inova ao propor um novo conceito arquitetônico e urbanístico para São Paulo