Odebrecht Informa


Gente que acredita

texto Júlio César Soares foto Beg Figueiredo

Denivaldo Antonio de Brito, que ganhou em Formoso o apelido de Lucas, é um dos filhos da terra que plantam e colhem no projeto
3 de março de 2011

Bom Jesus da Lapa, na Bahia, é lugar de gente que acredita. Da igreja, construída dentro da Gruta do Bom Jesus, saem histórias de pessoas que deixaram muletas e cadeiras de rodas de lado e voltaram a andar. E, graças às águas do Rio São Francisco, hectares do Projeto Formoso são irrigados e plantações são administradas por pessoas que creem e que são apaixonadas pela agricultura.

Pessoas como Antonio Marcio Rodrigues. Presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação Formoso (DIF) – entidade que reúne os produtores da região -, ele saiu de Minas Gerais para trabalhar em Bom Jesus. “Sou apaixonado pelo Projeto Formoso. Vim para cá com a ideia de ficar pouco tempo, mas os anos foram passando e vi que aqui temos todas as condições de plantar”.

Cassia Jeane Barbosa, Gerente Executiva do DIF, também veio de Minas para trabalhar em Formoso. Muitos consideraram loucura ela largar o bom emprego que tinha para se unir a produtores rurais em uma associação. Mas na companhia de Antonio Marcio, conseguiu colocar as contas do DIF em ordem e acompanhar o crescimento da cidade desde que lá chegou, há 10 anos. Antonio e Cássia se emocionam ao lembrar das dificuldades pelas quais passaram nos oito anos à frente da associação.

Ao contrário do principal ponto turístico da cidade, Formoso não vive da visita de moradores de outros estados. Denivaldo Antonio de Brito, que ganhou em Formoso o apelido de Lucas, é um dos filhos da terra que plantam e colhem no projeto. Foi operador de trator pelo Odebrecht e ajudou a executar a obra. Hoje, 15 anos depois, tem seu lote e auxilia o DIF.

São pessoas que acreditaram no Projeto Formoso, desde o início ou anos depois de terminado. Pessoas que, assim como os peregrinos que anualmente enchem a impressionante Igreja de Bom Jesus, têm fé de que podem mudar suas vidas para melhor.

Vídeos


galeao

De volta ao Galeão

Responsável pelas obras do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro na década de 1970, a Odebrecht agora assume também o desafio de operar o empreendimento

mexico

Avanço pela América

Braskem lança, no México, o Projeto Etileno XXI, que vai produzir 70% do polietileno consumido naquele país

leao

O valor do conhecimento local

Responsável por Sustentabilidade na Odebrecht S.A, Sergio Leão destaca a importância da troca de conhecimentos com as comunidades para a preservação do ambiente