Nº 132 SETEMBRO/OUTUBRO DE 2007 | ENGLISH | ESPAÑOL
Tecnologia texto: Karolina Gutiez     fotos: Luciano Andrade
Busca


Feito sob medida

O novo Portal Corporativo da CNO pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada integrante

Qualquer indivíduo conectado à internet tem acesso a 120 milhões de sites, 97 milhões de blogs e, conseqüentemente, a um mundo de informações. Segundo uma pesquisa realizada pela Netcraft, companhia de serviços de internet, em 2005 havia 60 milhões de sites e, em apenas dois anos, esse número duplicou. A cada dia, são 175 mil novos blogs disponíveis na rede, que se somam, ainda, a vídeos, podcasts e outras formas de comunicação que as chamadas novas mídias vêm proporcionando aos usuários. A velocidade com que esses números avançam – quando você estiver lendo esta matéria, eles já terão aumentado –, aliada ao volume de informações que tantos meios geram, vai exigir cada vez mais ferramentas que permitam filtrar conteúdos e orientar navegações.

A equipe de Tecnologia da Informação da Construtora Norberto Odebrecht (CNO), liderada por João Cumerlato, considerou esse cenário e o perfil dos integrantes para desenvolver o novo Portal Corporativo da CNO, que está no ar desde julho deste ano. A página se adapta às necessidades individuais e permite que cada integrante “customize” seu próprio portal, mais uma característica da nova face do mundo virtual: os usuários passaram de coadjuvantes a protagonistas. Cada um pode personalizar os acessos de interesse e montar um painel de análise de acordo com a área em que trabalha.

O novo (Portal) agregou às funcionalidades do antigo conceitos de usabilidade e ferramentas que possibilitam identificar, armazenar, capturar, recuperar e distribuir quantidades volumosas de informação. Da maneira como foi concebido e organizado, no entanto, o portal oferece todo o seu repertório de dados em poucos cliques.

Monitoramento em tempo real
Na página inicial, por exemplo, depois que o integrante informa seu e-mail e senha de acesso, são visualizadas as aplicações que ele identificou como prioritárias para o andamento de seu trabalho e para a tomada de decisão. De um total de 25 aplicações, pode-se eleger até seis de uma vez, que vão ilustrar a homepage personalizada, possibilitando seu monitoramento em tempo real. São gráficos e tabelas que simplificam a compreensão de informações complexas. Se o integrante deseja acessar uma aplicação e não tem permissão, pode encaminhar uma solicitação no próprio portal, que é o espaço no qual seus responsáveis as administram.

Acompanhamento de Despesas é um modelo de aplicação. Permite seguir os custos administrativos dos centros de resultados e comparar seus valores mensais e anuais. Em Publicações, um outro exemplo, há uma relação com os livros patrocinados pela Organização, edições de Odebrecht Informa, folhetos e vídeos institucionais, catálogos etc., os números disponíveis em estoque, os remetentes e destinatários para os quais já foram enviados e o campo para solicitações. “Todas as informações relacionadas às publicações estão em uma única tela. Demandas que eu levava um dia para atender são solucionadas em minutos e isso contribuiu para a eficiência do meu trabalho e para a rápida distribuição dos títulos”, avalia Regina Ribamar, responsável por esse programa.

A aplicação Gestão de Suprimentos e Materiais oferece uma análise da variação de preços dos 15 principais itens de compra ou dos preços dos fornecedores de determinado item. Em Tracking de Exportação e Controle Estatístico de Processos é possível acompanhar as compras e a logística dos países em que a Odebrecht está presente e que usam os serviços da Olex. No aplicativo Cotações o integrante pode conferir as variações de moedas e indicadores financeiros em determinado período, por meio de um gráfico com a evolução diária.

Info, outra espécie de aplicação, foi desenvolvida para facilitar a busca de integrantes para um novo contrato. A ferramenta tem diversas opções de filtros e localiza profissionais com o perfil desejado em todos os países onde a Odebrecht está.

O usuário também consegue personalizar as funcionalidades. Em Atalhos, o integrante seleciona sites que costuma visitar com freqüência e documentos disponíveis dos diretórios que também são consultados regularmente, para não ter o trabalho de procurá-los toda vez que precisar. Em Atalhos há, ainda, links para sites da Organização e para os dos principais bancos, cotações do dia e um campo para busca de e-mails e telefones de integrantes.

Maior produtividade individual
Raphael Couto, Responsável pela coordenação da equipe que desenvolveu o novo portal, acredita que o layout amigável, claro e organizado tornará o uso dessas aplicações e funcionalidades mais prazeroso e vai contribuir para aumentar a produtividade individual. “Essa era uma deficiência do antigo portal, o que desencorajava o acesso dos integrantes”, afirma Raphael. Cleide Tourinho, Responsável Funcional por Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, atesta que a nova cara da página a tornou mais atraente. “O portal ficou muito melhor visualmente.”

Os links Áreas Funcionais, Educação pelo Trabalho e Minhas Obras, funcionalidades localizadas no alto da página, são repositórios com aproximadamente 81 mil documentos e imagens, que contam com uma solução de busca que usa o método de taxonomia, técnica de classificação adotada pelos principais sites de busca na internet. O sistema, criado pela empresa Akwan Information Technologies, identifica a partir de uma palavra registros com termos similares ou associados. Ao digitar a palavra aeroporto, por exemplo, foram encontrados em três segundos 3.077 documentos relacionados ao vocábulo armazenados no portal. Quando imagens são localizadas pela busca, elas podem ser visualizadas em slide show. Assim, não é preciso abrir todos os arquivos para encontrar aquele que melhor atende o usuário. Não é à toa que Akwan significa em guarani ligeiro, rápido. Três meses depois de desenvolver essa ferramenta para o portal da Odebrecht, a empresa foi comprada pela gigante Google para se tornar o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na América Latina.

Todos os integrantes e terceiros que tenham uma conta de e-mail têm acesso ao portal. Independentemente das aplicações a que tenham acesso, todos podem visualizar um mapa-múndi com os países em que a Odebrecht está presente em destaque, as obras em andamento e a estrutura de cada Diretor-Superintendente. Acessam, ainda, o clipping diário e o arquivo com todas as suas edições, desde que foi criado, em junho de 1999. “Essa é uma das aplicações mais dinâmicas e acessadas, pois disponibiliza as matérias em que a Odebrecht é citada ou reportagens de interesse”, afirma Raphael. Têm à disposição, ainda, notícias de alguns sites como Uol e Terra, na versão em português, Times e CNN, em inglês, e El País, em espanhol. Por fim, os integrantes podem consultar e, em alguns casos, alterar dados pessoais como formação acadêmica, experiência profissional, endereço, remuneração, benefícios etc., em RH Matriz.

Para João Cumerlato, o portal facilita a gestão da informação, com foco na tomada de decisão. “Nosso desafio é garantir que os integrantes usem essa ferramenta. Para isso, vamos organizar treinamentos em que as pessoas possam aprender a utilizar as aplicações que lhes interessem e otimizar o seu trabalho, contribuindo, assim, para aumentar a eficiência da Odebrecht.”


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